Central de atendimento (11) 4200-7802 Segunda a Sexta-Feira, da 08h às 12h /13h às 18h WhatsApp(11) 9458-58182


Transforme qualquer ambiente com a iluminação certa

Imagem Blog

05 de JULHO de 2019


A decoração pode transformar um ambiente, mas a iluminação também. Muitas vezes o conforto e a personalidade de um espaço não estão relacionados só com tamanho e móveis, mas também como esse ambiente age sobre quem está nele. Nesse sentido, a luz tem uma influência poderosa e pode ser utilizada para atingir diferentes objetivos, sejam eles puramente decorativos ou também utilitários. 

 

Pensando em ajudar você a deixar sua casa ainda mais aconchegante, vamos explicar nesse texto para que serve cada tipo de luz, seja ela amarela, colorida, fraca, suave ou dura, e qual a iluminação ideal para cada cômodo. Assim fica mais fácil harmonizar seu espaço, refletindo seu estilo próprio e atendendo todas as funcionalidades necessárias no seu dia a dia. 

 

Tipos de iluminação e suas funcionalidades

 

Ao comprar uma lâmpada, muitos aspectos devem ser levados em conta. Além da tensão e potência do produto, outra questão a ser observada é a cor da luz, que tem influência direta em nosso estado emocional e pode ser uma grande aliada – ou não! – para o nosso bem-estar. Confira, a seguir, alguns tipos de iluminação:

 

Amarela: escolha perfeita para quem busca um ambiente confortável e aconchegante. Por estimular o relaxamento, a luz amarela é mais indicada para cômodos como quartos, salas e áreas de estar, onde ocorrem momentos intimistas ou de socialização. 

 

Branca: esse tipo de lâmpada, chamada de luz fria, emite uma luz branca, por vezes azuladas, e causa o efeito oposto da luz amarela. Por ser uma iluminação mais estimulante, torna-se ideal para espaços de trabalho, como escritórios, ou espaços de atividades rotineiras como cozinhas, banheiro e áreas de serviço. 


Colorida: como o nome diz, pode vir em várias cores, e geralmente é utilizada para criar um ambiente intimista e personalizado. Mais utilizada em cômodos como quartos e salas de estar, dependendo do clima que se quer criar. Também funciona muito bem na iluminação em jardins, sobre a qual já falamos nesse post.

 

Suave: por criarem um efeito interessante no ambiente, são muito utilizadas para decoração de paredes ou em pontos específicos do cômodo. Não são indicadas para ambientes de tarefas agitadas e rotineiras, como cozinha, banheiros e área de serviço. 

 

A melhor luz para cada ambiente

 

Como já foi dito, a iluminação pode ser a chave para dar ao seu cômodo o estilo que você quer. Em locais geralmente utilizados para descanso e atividades relaxantes, a luz é uma; em espaços mais agitados e modernos, a escolha será outra. Confira, abaixo, a melhor opção para iluminar cada ambiente.

 

Sala de estar: geralmente o cômodo da casa mais utilizado após um dia de trabalho ou em momentos de descanso e relaxamento. Por isso, a dica é fazer o uso de luzes mais discretas, porém não tão fracas. A luz amarela pode ser uma boa opção, já que deixa o ambiente mais aconchegante, mas também pode cansar os olhos em momentos de leitura, por exemplo. Por isso, avalie a usabilidade do espaço antes de fazer sua escolha.

 


Quartos: é nesse cômodo que você passa a maior parte do seu tempo de descanso. É preciso passar uma impressão de relaxamento. Por isso, nesse caso a luz mais indicada é realmente a amarela, posicionada de forma mais indireta. Aqui o ideal é abusar dos abajures e luminárias de mesa tanto ao lado da cama quanto em outras partes do quarto.

 

 

Cozinha: por ser um espaço funcional, é preciso utilizar uma luz eficiente. Nesse caso, a luz branca é a mais indicada, principalmente se colocada em cima da pia ou do balcão de trabalho. Para garantir maior luminosidade, invista em lâmpadas de LED ou fluorescentes. Se a sala de jantar for no mesmo cômodo que a cozinha, o ideal é colocar uma luminária de teto em cima da mesa, com uma luz amarela, oferecendo uma sensação de relaxamento.

 


Banheiro: nesse caso, o melhor é utilizar dois tipos de luz. Primeiro, invista em uma iluminação principal, com lâmpadas que ofereçam mais força e claridade, voltadas para locais de mais atividade e que necessitam de mais luz, como pias e próximo a espelhos. Depois, você pode optar por diferentes variações de luz, inclusive com o uso de luzes mais suaves, perto de locais que pedem relaxamento, como um banheiro, por exemplo. O uso de luminárias também pode ser uma boa ideia para deixar o seu ambiente mais moderno, combinando com a decoração.

 


Viu como a iluminação é uma etapa muito importante na decoração do seu ambiente? Para aproveitar e escolher as luzes perfeitas para a sua casa ou escritório, clique aqui e conferir todas as opções que a CasaDeck oferece.

 


OUTRAS NOTICIAS RELACIONADAS



RECEBA NOVIDADES E PROMOÇÕES EXCLUSIVAS