Central de atendimento (11) 4200-7802 Segunda a Sexta-Feira, da 08h às 12h /13h às 18h WhatsApp(11) 9458-58182


Passo a passo para a instalação do seu cooktop

Imagem Blog

08 de JULHO de 2019


Alguns eletrodomésticos são essenciais em uma cozinha, outros nos trazem facilidade, praticidade e rapidez no desenvolvimento das tarefas mais básicas. Um desses aparelhos é o cooktop, também conhecido como fogão de mesa, que veio para invadir e dar muito mais charme para a decoração da sua cozinha.

 

Um dos passos mais importantes após adquirir o seu cooktop é pensar na instalação que, apesar de simples, é uma das causas mais recorrentes de problemas com o eletrodoméstico. Isso porque existem cooktops elétricos e a gás, com necessidades diferentes no momento de serem instalados. Por isso, é importante que você escolha o melhor modelo de acordo com o que você dispõe de estrutura em casa.

 
Pensando em todas essas necessidades, fizemos esse texto explicando como realizar a instalação do seu fogão de mesa, com um passo a passo simples e prático para que tudo saia da melhor forma e sua cozinha fique ainda mais moderna.

 

Cooktop seguro 

 

Antes de mais nada, tenha em mãos o manual do aparelho adquirido. Seguir as dicas específicas do produto, sempre comunicadas pelo fabricante, é essencial nesse momento. Depois, existem alguns fatores que devem ser levados em conta. Um deles é a bancada onde o cooktop será instalado.


O ideal é que o espaço tenha de 2 a 6 centímetros de espessura, para suportar o peso do fogão, além de ser necessário que o local seja resistente a altas temperaturas. O material mais indicado é o granito, mas materiais duráveis e compostos de pedra também podem ser uma opção. Lembre-se de ter as medidas do produto antes de encomendar ou escolher o balcão onde será feita a instalação, prestando também atenção na profundidade da bancada, que geralmente é de 60 a 65cm. Também é importante deixar um espaço livre nas laterais, servindo como ventilação e apoio.

 

Instalação passo a passo - Hora de pôr a mão na massa

 

Antes de instalar, verifique o passo a passo e faça tudo da maneira mais correta possível. Confira as etapas:
-Marcações: antes de mais nada, faça a marcação das medidas do produto no local onde ele será instalado.
-Corte: após, será necessário realizar o corte do espaço para encaixar o aparelho de acordo com as medidas tiradas anteriormente. Nessa etapa, dependendo do tipo de material da bancada, será necessário auxílio profissional e especializado.
-Encaixe: depois do corte feito, é hora de encaixar o seu cooktop. Fixe-o bem sobre a bancada com o uso de parafusos, que geralmente acompanham o produto.
-Ligue: por fim, você deve ligar o seu eletrodoméstico ao tipo de conexão que será utilizada, seja ela via energia elétrica ou a gás. 
Lembre-se de que nem sempre será possível fazer a etapa de instalação sem a ajuda especializada. Na dúvida, contate um profissional para o trabalho. 

 

Cuidados pós-instalação

 

Após instalado, o seu fogão de mesa precisa de alguns cuidados, sempre com um acompanhamento constante. No modelo elétrico por indução, por exemplo, onde o calor é transmitido por meio de uma corrente, é necessário utilizar uma panela específica para o caso, com fundo de ferro ou liga de aço inox. 

 

Quando a peça for a gás, esse eletrodoméstico utiliza, geralmente, gás GLP ou de cozinha. É preciso escolher de acordo com o abastecimento que ocorre em sua casa ou prédio. A vantagem é que você pode cozinhar sem precisar de luz, lembrando os fogões tradicionais, e pode utilizar panelas de materiais diversos, como vidro, inox, alumínio, barro, cerâmica, ferro, etc.

 

Já o cooktop elétrico esquenta muito rápido, sendo necessário certo cuidado para não queimar as suas panelas. Nesse caso, panelas resistentes e com o fundo reto são mais que essenciais, são obrigatórias, já que elas garantem a segurança no uso. Além disso, esses aparelhos elétricos pedem uma tomada exclusivamente para eles: é uma forma de evitar qualquer problema. 

 

Devido a tudo isso, é ideal planejar bem antes de adquirir o seu cooktop, seguindo passo a passo para uma instalação segura e eficiente. Além disso, você vai precisar de panelas resistentes e de qualidade para que a opção de um fogão tão moderno não seja em vão. Essa qualidade a CasaDeck garante nos seus produtos. Visite nosso site aqui e confira suas novas panelas para seu novo cooktop.

 


OUTRAS NOTICIAS RELACIONADAS



RECEBA NOVIDADES E PROMOÇÕES EXCLUSIVAS