Central de atendimento (11) 4200-7802 Segunda a Sexta-Feira, da 08h às 12h /13h às 18h WhatsApp(11) 9458-58182


Como fazer uma horta de apartamento

Imagem Blog

30 de ABRIL de 2019


Em muitos casos, quem mora em apartamento não pode se dar ao luxo de ter o seu próprio jardim ou uma grande horta para cultivar alguns alimentos. Entretanto, para quem ama e quer montar a sua própria horta, sempre há um espacinho que esteja sobrando para fazê-la. Até porque as plantas cabem em qualquer cantinho, né?

Além de se tornar o espaço ideal da casa para quem gosta de ter temperos e hortaliças fresquinhas sempre à mão, o verde das plantinhas é capaz de trazer mais vida e um ar decorativo e leve para o ambiente. E montar uma horta em seu apartamento pode ser mais fácil do que você imagina, além de ser uma atividade prazerosa e saudável.

Existem diversas maneiras e alternativas para cultivar plantas em espaços reduzidos. Se você quer saber como montar a sua horta, confira a seguir algumas dicas de como iniciar o processo:

Como fazer: em primeiro lugar, é importante que você cuide para que a sua hortinha fique em um lugar onde ela pegue sol direto, ou pelo menos por 6 horas diárias. Ou seja, a sacada do seu apartamento é o local perfeito, seja no chão ou na parede. Para fazer sua hortinha, basta plantar suas mudas em vasos, latas, potes reaproveitados, caixas de madeira, e colocá-las de forma organizada no local onde você designou para ficar sua horta. E seja qual for o tipo de recipiente, lembre-se que ele deve ter um furo no fundo, para a água escoar e não apodrecer a raiz. Lembre-se de sempre colocar “pratos” em baixo dos recipientes, para que a água escoada não saia pela sacada e suje o chão.

O que plantar: como você vai optar por pequenas plantações, devido ao espaço menor designado para a sua horta, a dica é que você aposte em temperos e ervas aromáticas que podem ser aproveitados no preparo de refeições. Temperos e ervas, como manjericão, cebolinha, alecrim, salsinha, hortelã, coentro, pimentas, dill e orégano são bem-vindos na sua nova horta.

Passo a passo para montar a sua própria horta de apartamento

1. Opte por um vaso ou jardineira e coloque argila ao fundo do objeto escolhido. Em seguida, coloque uma manta geotêxtil, para que seja realizada a drenagem, já que ela serve para segurar a terra e evitar que escoe cada vez que você regue suas plantas;

2. Neste segundo passo, é importante que você coloque uma terra específica para plantio, facilmente encontrada em lojas ou setores de jardinagem. Coloque suas mudinhas conforme o tamanho do vaso e complete com terra, regando para finalizar;

3. Se você tem o intuito de fazer uma horta vertical, utilize uma estrutura de madeira ou ferro e algumas prateleiras para apoiar ou prender os vasos. Eles podem ser fixados na parede, colocados em estantes ou escadas de madeira. É uma forma de receber mais luz natural. Entretanto, se você não pode colocar essa estrutura em sua sacada, coloque suas plantas no chão ou em cima de madeiras, e lembre-se de colocar sempre os pratos embaixo dos vasos. Ah, não esqueça de colocar as plantinhas na vertical, onde elas possam pegar sol, e cuidado com o excesso de água ao regá-las.

Precisa de apoio para decorar e arrumar sua sacada ou seu apartamento? Então entre em nosso site e confira todos os nossos produtos agora mesmo!


OUTRAS NOTICIAS RELACIONADAS



RECEBA NOVIDADES E PROMOÇÕES EXCLUSIVAS